O que visitar

ESTAS SÃO ALGUMAS SUGESTÕES

Atalaia do Campo

Atalaia do Campo é uma localidade portuguesa do município do Fundão, com 11,51 km² de área e 546 habitantes (2011).

A sua densidade populacional é de 45,4 hab/km².

Do Chão do Ribeirinho, pode visitar a pé a Igreja de São João do século XVII e no mês de agosto, temos as tão famosas festas na aldeia.

Onde as povoações vizinhas fazem muita questão de participar, pois a animação é sempre garantida.

Locais de interesse: Pelourinho | Fonte | Piscinas Municipais

 

Castelo Novo

A 7,6 km | cerca de 11 minutos

É uma freguesia portuguesa do município de Fundão, a sua densidade populacional é 8,7 hab./km².

Castelo Novo começou por pertencer aos extensos territórios doados pelos monarcas portugueses à Ordem dos Templários, depois Ordem de Cristo. Aqui, encontra-se bem testemunhada a intervenção do rei D. Manuel I no património arquitetónico da antiga vila.

A estrutura de ocupação do espaço é assim caracteristicamente medieval.

Constituem disto exemplo, o invulgar conjunto arquitetónico do Largo do Pelourinho: Casa da Câmara e Cadeia e Pelourinho, da época Manuelina; e Chafariz D. João V, do período Barroco. 

Locais de interesse: Praia Fluvial | Largo do Pelourinho | Chafariz D. João V

Fotografia retirada de:

Alpedrinha

A 9,4 km | cerca de 13 minutos

Alpedrinha é uma vila e freguesia portuguesa do município do Fundão, a sua densidade populacional é 57,4 hab./km².

Está situada a 556 metros de altitude.

Devido à sua beleza natural, reclinada numa encosta da serra, e ao seu património monumental é apelidada de “Sintra da Beira”.

Locais de interesse: Chafariz D. João V | Palácio do Picadeiro | Pelourinho de Alpedrinha | Capela de São Sebastião

 

Fundão

A 16,5 km | cerca de 18 minutos

Mágico e irrecusável, o Fundão é um território único onde as estações do ano definem a paleta de cores e pautam os sons da paisagem.

É entre a imponência das Serras da Estrela e da Gardunha e a serenidade das planuras da Cova da Beira que os mais de 460 Kkm de percursos de BTT e 350 km de trilhos, convidam a uma aventura sem limites.

A biodiversidade é também o guia para a descoberta de lugares inesperados e irremediavelmente deslumbrantes que transportam quem nos visita para lugares de surpreendente beleza, aqui sentir-se-á ligado à natureza.

Para saber os locais de mais interesse consulte: https://visitfundao.pt/ 

Fotografia retirada de: https://turismodocentro.pt/concelho/fundao/

 

Castelo Branco

A 37,4 km | cerca de 37 minutos

Castelo Branco é uma cidade raiana portuguesa, capital do distrito de Castelo Branco e situada na região estatística do Centro, na sub-região da Beira Baixa e na antiga província com o mesmo nome, com 34 455 habitantes no seu perímetro urbano (2021).

Localiza-se no interior de Portugal, a aproximadamente 50 km da fronteira com Espanha e dista cerca de 100 km da cidade da Guarda e 80 km da cidade de Portalegre, as capitais de distrito mais próximas.

Penamacor

A 16,5 km | cerca de 18 minutos

Penamacor é uma vila raiana portuguesa no distrito de Castelo Branco, região estatística do Centro e sub-região da Beira Baixa, parte da província tradicional com o mesmo nome, com cerca de 1 500 habitantes.

A paisagem é muito diversificada, em relação com a circunstância de se tratar de uma zona de transição entre o planalto da Guarda e a planície de Castelo Branco, com as implicações inerentes ao nível de relevos, solos, clima e coberto vegetal.

Existem diversos pontos de interesse que pode visitar, desde a Torre de Menagem à Igreja de São Tiago que remonta ao século XVI, até zona balnear de Meimão.

Para saber todos os locais de interesse consulte:

Serra da Estrela

A 52,2 km | cerca de 58 minutos

A Serra da Estrela, situada na região do Centro (Região das Beiras), designa a cadeia montanhosa onde se encontram as maiores altitudes de Portugal Continental. O seu ponto mais elevado, com 1993 metros de altitude e denominado Torre, torna-a na segunda montanha mais alta de Portugal (apenas a Montanha do Pico nos Açores, a supera em 358 metros). É uma zona de paisagem integrada no Parque Natural da Serra da Estrela, que após a sua constituição em 16 de Julho de 1976 se instituiu como a maior área protegida em solo português.

De verão ou de inverno, a montanha mais alta de Portugal continental, é o cenário perfeito para uns dias descontraídos em contacto com a natureza. 

A Serra da Estrela é o único sítio em Portugal onde podemos praticar esqui, bem como andar de trenó, de snowboard ou de motoski. Existem diversas pistas com infraestruturas de apoio, e ainda encontramos pistas de neve sintética para esquiar em qualquer época do ano.

Além da neve, da fauna e flora extraordinárias, o viajante é também atraído pela riqueza humana, cultural, histórica e gastronómica da região.